Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sábado, 2 de junho de 2012

Estacionamento abusivo e excesso de velocidade IV

Boa noite.


O Sr. Vereador Eng. Gabriel de Oliveira certamente não habita em Vila Chã pelo que terá dificuldade em viver da mesma forma que eu vivo esta questão dia após dia, noite após noite. Mas acredite que não me desgastaria deste modo se o assunto em causa não o justificasse.

Continuo sem perceber porque motivo o Sr. Vereador continua a insistir na semaforização dos cruzamentos em Vila Chã. Tal como já disse, por diversas vezes, essa solução só vai criar mais trânsito, poluição sonora (buzinadelas) e não vai evitar excessos de velocidade mesmo que os semáforos se encontrem em funcionamento! Já os colocaram nos diversos cruzamentos com a Av. Fernando Valle e não funciona!

Não é preciso ir muito longe para constatar que a aplicação das lombas trapezoidais revelou ter óptimos resultados, por exemplo na Urb. Alto da Mira, onde foram colocadas em quase todas as passadeiras da Av. Amália Rodrigues (fotos em anexo). Pergunto: o que tiveram em consideração neste caso?

Depois existem outros exemplos, como as lombas que colocaram na Estrada da Serra da Mina, junto aos Estaleiros da Câmara Municipal da Amadora e Posto da BP, como também na Av. Dr. Fernando Piteira Santos (fotos em anexo). Sem querer desvalorizar, confesso que não fazem tanta falta lá como aqui em Vila Chã.

Estamos a falar de uma zona residencial, com um elevado número de residentes e temos direito ao descanso, tranquilidade e segurança no local que escolhemos para viver.

Para terminar, imagine uma noite tranquila após um estafante dia de trabalho onde tudo o que quer é descansar para acordar com forças para o dia seguinte. Imagine agora como será acordar, por várias vezes, com o barulho intenso de um conjunto de motas ou carros que decidiram fazer “corridas” pelas Avenidas de Vila Chã e que até hoje ninguém fez o obséquio de controlar. Peço-lhe que pare um pouco para pensar no assunto e imagine que esta minha noite, podia ser a sua.

Atenciosamente.



____
Nota: e-mail enviado por moradorvilacha @hotmail.com


Mais informações em:
Estacionamento abusivo e excesso de velocidade III

11 comentários:

Anónimo disse...

Caro vizinho,tenho a dizer-lhe que estou plenamente de acordo consigo!É impressionante o barulho resultante dos aceleras,principalmente depois de desligados os semáforos!Por vezes é impossivel ter uma noite descansada!Pede-se por favor que coloquem lombas na Avenida Fernando Valle que é a principal e a que atravessa a Urbanização de um lado ao outro!

Luis Oliveira disse...

Caros,

se colocarem lobas na av. Fernando Valle, o que irá acontecer é que as avenidas laterais passaram a ser as avenidas principais de transito.
Sim, resolvem o vosso problema e colocam o problema para os vossos vizinhos...

Pessoalmente, que esta não será a melhor opção!

Cumprimentos,

Vila Chã disse...

Vizinho Luís Oliveira,

O vizinho que enviou este e-mail ao Vereador, já em maio tinha enviado ao mesmo uma proposta que vai ao encontro da resolução da maioria dos prblemas, nomeadamente o desvio de trânsito para as laterais da Av. Fernando Valle. Até porque uma das vias laterais, é uma avenida (Av. António Ribeiro Chiado) muito sensível visto que serve de acesso ao complexo escolar.

Proposta em:
http://vila-cha.blogspot.pt/2012/05/estacionamento-abusivo-e-excesso-de.html

Embora a proposta não seja a ótima, vai certamente reduzir bastante a velocidade.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Caros vizinhos, não custa nada fazer foward deste tema para os endereços de mail dos responsáveis e demonstrarem também o vosso desagrado.

Na proposta que fiz tive em conta todas as avenidas da urbanização. Uma vez que não têm semáforos também servem de escape à avenida principal, sendo uma delas sensível devido às escolas que ali existem.

Morador de Vila Chã

Anónimo disse...

Caro vizinho, antes de mais gostava de o felicitar pelo facto de expor esta questão. Já por diversas vezes tenho pensado neste assunto e é de facto desanimador quando vemos que ou somos nós, munícipes, a levantar este tipo de questões ou ninguém zela por nós.
O meu quarto dá para a Avenida Fernando Valle e posso garantir a todos que nunca mais soube o que é passar uma noite desancada. As minhas noites são sistematicamente interrompidas por aceleradelas de motas e de carros que mesmo de madrugada não ousam em fazer uso dos seus barulhentos motores para acelerar nesta avenida. Esta é a avenida perfeita para todos aqueles que gostam de fazer corridas, arrisco-me a dizer, a qualquer hora do dia. Cada vez mais assisto a condutores que não param ao sinal vermelho tal é a velocidade em que vêm.
O que ainda nao consegui compreender é porque até hoje ainda nao tivemos, pelo menos nesta avenida, a colocacao de lombas - nao das de plastico que facilmente são arrancadas e que de pouco servem - mas das de alcatrão, já mais elevadas e que de facto obrigam a reduzir a velocidade. Penso que essa era uma medida que deveria ter partido da propria Cãmara ou Junta por sua auto-recriacão desde o momento em que esta avenida passou a ter o movimento que tem.
Às vezes fico com a sensação de que todos se esquecem de que Vila Chã é uma urbanização, que este é um espaço residencial e que nele viviem pessoas com o mesmo direito ao descanso. A nossa urbanizaçao é diariamente invadida por milhares de veículos, alguns deles pesados e por todo o tipo de poluiçao, em grande parte sonora. Mas existindo medidas para reduzir este impacto, nao consigo compreender o porquê de não serem aplicadas. O que tenho visto de há um tempo a esta parte espalhados por toda Amadora são semáforos, mas neste caso ja ca estão e só resolvem parte do problema. Para este caso a solucao tem de ser outra, e penso que as lombas podem ser a melhor opcão.

Anónimo disse...

Além de que não é só na Av Fernando Valle que os aceleras passam, também a Av Carlos César e av Cottinelli Telmo servem de pistas urbanas, e não têm semáforos ainda por cima. Ou seja, o problema é de toda a urbaniza~ção, é o que se esperaria de retas grandes como estas, a única solução é a polícia fazer o seu trabalho e pelo menos ir fazendo ações de controle de noite, qd o problema é maior, embora de dia ele também haja. Mas aqui estaremos sempre mal, pois é o mesmo que com o problema do estacionamento abusivo, que não é fiscalizado.

Pipi disse...

Penso que a resolução passa por encontrar uma solução para toda a Urbanização, tal como o autor do tópico referiu. Também eu por diversas vezes reclamei junto da CMA a necessidade de ser feita alguma coisa, porque o aumento do trafego e o excesso de velocidade crescem de dia para dia.

Moro junto à Av. Pedro Alvares Cabral e aqui a situação também não é melhor, dado que os carros têm uma longa reta até à rotunda.

O problema da nossa urb. é que foi aproveitada para atravessamento do trafego automóvel do centro da Amadora, até ás freguesias mais a norte, bem como das novas vias rodoviárias.

Cabe a todos nós lutar pelo nosso bem estar, e peço que não se lembrem apenas de cada um, porque dar ideias de que apenas uma certa Av. deve ter estes instrumentos para redução de velocidade, é ser um pouco egoista.

Anónimo disse...

se duvida que os semaforos não vieram resolver nada e so fazem transito no entanto parece que o sr vereador não se importa com isso nem com nada visto que continuam os assaltos em vila cha,quem mora em muitos arruamentos não se apercebe mas ainda no programa da tvi "sos cidade em alerta"apreceu a nossa urbanização e mais 2 taxistas assaltados.

Familia Teixeira disse...

Boa tarde,

Relativamente á sua observação das lombas da Av. Amalia Rodrigues-Alto da Mira, as lombas são mesmo necessárias. A toda a hora era corridas de automoveis e motas desde a rotunda cá de cima(ao pé da IC16) até á central. E não imagina a barulheira e o perigo durante o dia e a noite.
(Muitas vezes, quase que desejava que se espalhassem no fundo da avenida...)

Cris

Anónimo disse...

+ Lombas!!! Se associarmos a um ou outro buraco que vai aparecendo no asfalto, penso que o melhor é comprarmos todos jipes.

Anónimo disse...

Lombas. Venham elas. Se resultam noutros lados não têm porque não resultar em Vila Chã. Aguardo-as ansiosamente!