Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Amadora pode passar de 11 freguesias para seis

O presidente da Câmara da Amadora vai propor aos partidos representados no concelho e à assembleia municipal a redução de 11 para seis freguesias, a alteração dos seus nomes e a diminuição de cargos políticos no município.

«Partimos do princípio do zero. O que nós fizemos foi partir do território da Amadora como se não houvesse freguesias. É partir do território da Amadora, os tais 23 quilómetros, da população que temos, dos equipamentos e das condicionantes e desenhar um novo mapa», disse à Lusa o presidente, o socialista Joaquim Raposo.

O autarca adiantou que esta proposta - que, a ser aprovada, servirá como base para a reorganização das freguesias do município inserida na reforma administrativa do Governo - tem como objectivo manter um equilíbrio entre o número de população e equipamentos, como esquadras e centros de saúde, de forma a distribuir «a riqueza e a pobreza por todas» as futuras freguesias.

Joaquim Raposo adiantou que a proposta, a entregar até Fevereiro aos partidos, à câmara, aos presidentes de juntas e à assembleia municipal, prevê a alteração dos nomes das freguesias. Caso seja aprovado, o documento será entregue ao Governo.

«Partimos de um princípio que é este: a reforma é para se fazer e por isso ela vai-se fazer, ou de uma forma ou de outra. É evidente que prefiro tomar a iniciativa, fazê-la de acordo com um conjunto de critérios e de princípios que são os nossos, do que depois vir uma decisão do Governo, sem nenhum critério ou com poucos critérios», avançou.

Joaquim Raposo adiantou que esta proposta é meramente «técnica e não política» e que desta forma pretende ainda demonstrar que o município terá que «reduzir o número de membros na câmara, nas assembleias municipais e nas assembleias de freguesia».

O Governo pretende a agregação de 1500 freguesias, inserida na reforma do poder local, já apresentada pelo ministro Miguel Relvas como «um choque reformista».

_____
Fonte: tvi24, 30-01-2012

Sem comentários: