Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sábado, 29 de outubro de 2011

Proximidade de transportes faz aumentar IMI

Ministro da Economia e secretário de Estado avançaram hoje que o Governo está a estudar a possibilidade de usar o IMI para financiar o sistema de transportes.

Em declarações ao Económico, depois da audição na comissão de Economia e Obras Públicas, o secretário de Estado, Sérgio Monteiro, explicou que a cobrança de IMI poderá passar a variar consoante a proximidade do sistema de transportes. Ou seja, um imóvel que esteja perto de acessos a transportes públicos pagará mais imposto do que os outros.

"Quem está hoje perto do módulo de transporte tem que pagar mais, mas é por compensação com quem está mais longe do modelo de transporte. Em termos médios estamos a falar do mesmo", explicou o secretário de Estado dos Transportes ao Económico.

Sérgio Monteiro assegurou ainda que "não vai haver perda de receita para as autarquias".

Antes na comissão de Economia e Obras Públicas o secretário de Estado avançou que o Governo está a estudar a possibilidade de utilizar uma percentagem da receita arrecadada com o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para financiar o sistema de transportes.

Posteriormente, confrontado sobre de que forma o imposto pode vir a contribuir para o sistema de transportes, o ministro Álvaro Santos Pereira limitou-se a dizer: "O grupo de trabalho está a analisar esta questão".

"O trabalho que está a ser feito neste momento tem em conta a localização os transportes disponíveis", acrescentou o ministro.

Recorde-se que o Orçamento do Estado para 2012 prevê um aumento das taxas de IMI em 0,1 pontos percentuais e reduzir as isenções deste imposto. A proposta do Governo prevê que as isenções vão ser reduzidas a 3 anos e o valor dos imóveis com insenção não pode ser superior a 125 mil euros.

_____
Fonte: Diário Económico, 28-10-2011

Sem comentários: