Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sábado, 27 de junho de 2009

Encontro com Pró-comissão e moradores II

Caro Rui Monteiro,

É com todo o prazer que tentaremos, através do blog sempre, reunir o maior número de vizinhos para estarem presentes e corresponder a esta oportunidade de participarem e terem uma voz activa na melhoria e desenvolvimento da urbanização.

Recordo que, a Comissão está numa fase embrionária. Não estamos ainda organizados, mas está a tentar merecer a melhor atenção de todos, para assim conseguir ter pessoas disponíveis para criar a comissão instaladora.

Convido desde já o Vizinho a fazer parte desta equipa, ainda muito pequena, bem como a apelar À participação dos seus vizinhos e amigos, moradores nesta Urbanização.

Vou tentar reunir um número razoável, contanto sempre com os participantes no Blog, para podermos receber o candidato da Coligação PSD/CDS à Câmara da Amadora.

Ficamos atentos à caixa de correio, para que neste curto prazo de tempo, até sábado, possamos agendar e agilizar o contacto.

Proponho assim, como ponto de encontro, um espaço público por forma a não dar preferência a qualquer espaço comercial, para não prejudicar a candidatura, pelo que me parece razoável encontrarmo-nos perto das 17h no cruzamento junto ao BPI, para depois podermos então começar com a visita à Urbanização, e arrancar com os trabalhos e auscultação dos moradores.

Julgo que todos beneficiaremos, como primeiro contacto, que seja informal.

Melhores cumprimentos

P'la Comissão de Moradores, Proprietários e Comerciantes da Vila Chã
- Projecto de Comissão


____
Nota: e-mail enviado por (Pró)Comissão de Moradores da Urbanização Casal de Vila Chã

-------------------------

Cara Comissão,

Está então confirmado o ponto de encontro de amanhã, junto ao cruzamento do BPI às 17h.

Melhores cumprimentos,

Rui Tiago Monteiro


____
Nota: e-mail enviado por Rui Tiago Monteiro

8 comentários:

Anónimo disse...

como correu??

CMPC da Vila Chã disse...

A “Comissão”

Ideia de abertura, e de encerramento:

O encontro correu bem. Nem se deu conta da reduzida participação dos moradores. Mas todos são precisos.

Estiveram alguns (poucos) moradores no passado sábado dia 27 de Junho de 2009, para receber o Dr. Jorge Roque da Cunha, os quais merecem o agradecimento de todos, dado que foram esses mesmos moradores que representaram a comissão (projecto) e em consequência a Urbanização.

A eles, os nossos sinceros agradecimentos pela disponibilidade e interesse.

O Dr. Jorge Roque da Cunha enalteceu a nossa presença e desmaterializou o facto de não estarmos em massa porque é uma atitude compreensiva da população da Amadora. Estamos desanimados com a política e os políticos que pouco ou nada têm concretizado daquilo que falam e prometem, como acontece na nossa Urbanização, onde estão muitas promessas por cumprir.

Remeteu claramente os parabéns e ao blog, e pela participação activa e assídua dos moradores.
Temos expressas várias opiniões válidas. Assumiu partilhar de muitas das nossas preocupações. Infelizmente é um “mal” comum a algumas das urbanizações. Não se cansou por isso de repetir que a requalificação urbanística é uma das suas principais prioridades.

Não me alongo mais na introdução, porque o próprio candidato soube ser conciso, objectivo e peremptório. Por isso, esta resenha assim também o será, cumprindo também com a informalidade do encontro, expondo abertamente os temas e abordando-os com clareza.

Pontos abordados:

1) Promessas. Admitiu que não as fazia. Não estava ali para isso.

2) Congratulou-nos, por apesar de algumas deficiências/ineficiências da urbanização e dos nossos problemas, moramos numa zona com imensa potencialidade, remetendo também esses votos aos comerciantes que já se instalaram.

3) Segurança. Falámos da necessidade de segurança, que deve ser efectiva nas zonas residenciais. Não podemos ter uma cidade com medo de sair à rua. A cidade é nossa. Reportámos as grafites, actos de vandalismo e assaltos.

4) Fiscalização ao urbanismo. A CMA não deve estar dependente dos urbanizadores da Amadora, e as contrapartidas devem sempre remeter a favor da população residente e ter uma posição estratégica para o Concelho. Claramente a nossa cidade tem de ter um plano de requalificação urbanística. E se os loteamentos são aprovados, urbanizados e construídos, essa construção e a realização dos investimentos tem de ser concretizada, e a CMA deve garantir essa fiscalização e assegurar a conclusão de todo o investimento.

5) Saúde. A Amadora já devia ter um centro de saúde condigno, renovado e com capacidade para os milhares de habitantes. Tem de haver uma gestão responsável para garantir este serviço básico à população. Quem aqui mora, sabe que os recursos de saúde não satisfazem a população que temos.

6) Limpeza. Sendo outra das prioridades da sua candidatura (Ambiente e limpeza urbana) a nossa “petição” dos ecopontos não podia ter mais oportunidade. É inconcebível para uma urbanização com uma % de moradores considerável e com comércio instalado, não ter ainda ecopontos e contentores subterrâneos, nem serviços municipais de limpeza.

Ficamos por aqui, neste resumo (que já vai longo), terminado com simples apontamentos:

i) não houve promessas para nos encherem os ouvidos (como muitos tememos)

ii) foram tiradas muitas notas no caderno que trazia consigo (o Dr. Jorge da Cunha)

iii) foram tiradas fotografias a situações caricatas e a remendar na nossa urbanização (arruamentos, lixo, recantos por ajardinar, etc)

iv) deixou uma clara mensagem para os benefícios que temos em nos organizar, constituir a comissão, porque com “ele” na câmara ou não, temos de ser participativos e defender os nossos interesses, nas lutas que todos sabemos que temos de travar. E nós sabemos o jogo do empurra que tem havido.

Esperamos ter conseguido corresponder às expectativas dos moradores, com este resumo.

cm.vilacha@gmail.com

Anónimo disse...

Obrigado

Paulo disse...

Antes de mais devo agradecer a disponibilidade das pessoas que receberam o sr e por consequência me representaram.

No entanto e dada a importância deste tema, até para que todos nós tenhamos percepção de que a comissão de moradores é/será uma realidade penso que o resumo da reunião não deveria estar numa resposta mas sim ser ele próprio um post, pois apesar de ter tentado saber desse resumo ao longo deste tempo só hoje e quase por acidente o consegui ver, penso que seria interessante e merecedor de um lugar de maior destaque

ernesto disse...

gostava de saber se em setembro planeiam algum encontro de moradores logo no inicio antes das eleiçoes lanço aqui esta proposta

ernesto disse...

Estive agora a ver a data da reunião publica da cma e será a 26 de agosto seria interessante ir um grupo de moradores a essa reuniao publica sei que nos temos que inscrever para colocar questoes eu vou a essa reunião e vou-me inscrever se formos mais melhor

Rogério Rodrigues disse...

Gostaria de saber se depois do primeiro encontro já houve algum desenvolvimento. Não tive conhecimento deste a não ser cerca de dois meses depois.

Seria possível haver uma forma de ser dado conhecimento de encontros e acções aos moradores, para que tivéssemos a possibilidade de estar presentes?

Com os melhores cumprimentos,

Maria Dias

Vila Chã disse...

Cara Maria,

O último evento que foi do meu conhecimento foi publicitado neste blogue em:

http://vila-cha.blogspot.com/2009/10/1-reuniao-para-projecto-de-comissao.html

Tive conhecimento que o evento não se realizou nesse dia, no entanto não sei o motivo. Sei que dias depois houve uma nova tentativa de reunião, o blogue foi informado mas não foi possível anunciar em tempo útil. Se se realizou deconheço quaisquer resultados. Sei, também, que a Pró-Comissão tinha uma página no Facebook e foi desactivada.

Cumprimentos.