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segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Traçado e custos do Metro Ligeiro de Superfície definidos até final do ano

Estão a ser dados passos decisivos para a concretização de um antigo projecto de acessibilidades: a ligação por metro ligeiro de superfície dos concelhos da Amadora a Loures, apanhando Odivelas pelo meio.
Um projecto que poderá aliviar estes três municípios do imenso tráfego automóvel que, todos os dias, levam milhares de pessoas para as áreas limítrofes.
O concelho de Loures poderá vir a ficar ligado a Odivelas e à Amadora através de Metro Ligeiro de Superfície (MLS), um projecto que está a ser discutida e analisado entre os três municípios e que até ao final do ano deverá ter definida a sua viabilidade económica.
O Triângulo sabe que já ocorreu uma reunião, e preparam-se outras semelhantes, entre vereadores das três autarquias envolvidas em que os temas em cima da mesa tratam, para já, do traçado do MLS e dos custos inerentes à sua implementação.
Segundo João Pedro Domingues, responsável pelas Obras Municipais na Câmara Municipal de Loures, "o traçado entre Odivelas e Loures está praticamente elaborado e ligará o Sr. Roubado à zona do futuro Hospital de Loures".
O responsável autárquico lembra, contudo, que falta ainda toda a parte de orçamentação do projecto, ou seja, os custos de uma infra-estrutura deste tipo, para que seja avaliada a sua viabilidade económica.
"Convém não nos esquecermos que só a Amadora tem algum financiamento garantido pelo grupo Dolce Vita. Portanto, nesta fase, o importante é definir os custos para depois arranjar parceiros", frisou.
"Todo este processo de definição do traçado e de orçamentação deve estar concluído até ao final deste ano", adiantou João Pedro Domingues.
A mesma garantia foi deixada ao nosso jornal pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas e outro dos interlocutores neste processo. Sérgio Paiva afirmou que o traçado está "quase concluído", revelando igualmente que a 'orçamentação do projecto" ficará pronta nos próximos dois meses.
Recorde-se que o projecto que agora está a ser discutido surge no seguimento de uma ideia apresentada em 2005, durante a governação do primeiro-ministro Durão Barroso, que defendia a ligação entre Algés e Loures por intermédio de um metro ligeiro de superfície.
Contudo, esse projecto inicial viria a não ter na altura grandes desenvolvimentos.

Fonte: Chamartín Imobiliária / Jornal Triângulo, 25-10-2007

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