Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Concurso para prolongar linha da Amadora lançado até Março

O concurso público para as obras de conclusão do prolongamento do metro no concelho da Amadora, entre as estações de Amadora Este e Reboleira, vai ser lançado até ao final de Março, disse hoje fonte do Metropolitano de Lisboa.

A assessoria de imprensa da transportadora disse à agência Lusa que está previsto o lançamento, ainda "no primeiro trimestre deste ano", do concurso público para concluir o prolongamento da linha azul do metro, entre aquelas estações.

"A obra deverá ter início no último trimestre de 2014", prevendo-se "a abertura da estação da Reboleira para Dezembro de 2015". Esta informação surge após a presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares (PS), ter enviado à Secretaria de Estado dos Transportes uma moção aprovada por unanimidade no executivo municipal, para que seja dada prioridade à conclusão das obras da estação do metro da Reboleira.

O prolongamento da rede do metropolitano à Reboleira permitirá estabelecer ligação com a linha ferroviária de Sintra. Segundo Francisco Santos, vereador da CDU na Câmara da Amadora, "a obra está praticamente pronta. O túnel está feito e só faltam os acabamentos".

O estudo de impacte ambiental do prolongamento do metro à Reboleira data de 2007 e no documento previa-se o início da obra em 2008 e a abertura à exploração em agosto de 2010. As obras, no entanto, foram suspensas devido a problemas de financiamento.

A empreitada estava estimada em 55 milhões de euros, comparticipados através de verbas comunitárias do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC).

O projecto consiste na construção de um túnel com 579,2 metros, estação e zona terminal, para a inversão dos comboios. O túnel está construído e a estação aguarda por arranjos finais, para que possa satisfazer uma procura estimada de 20.000 passageiros diários.

_____
Fonte: Económico, 07-03-2014

Sem comentários: