Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sábado, 7 de setembro de 2013

Espaços verdes II

Na sequência do pedido de um comentador do blog, solicitando que fossem publicadas as eventuais respostas por parte das Juntas de Freguesia da Mina e de S. Brás, segue a referida documentação para o conhecimento de todos.

Rui Melo


-------------------------

Resposta, em 22-08-2013, da Junta de Freguesia da Mina ao e-mail enviado por Rui Castro e Melo:

Exmo Sr. Rui Castro Melo,

Damos em nosso poder o seu email, o qual mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos informar que o sistema de rega se encontra avariado e ainda não se conseguiu identificar o problema, desta forma tem-se recorrido à rega manual.

Esperamos conseguir resolver o problema o mais breve possível.

Com os melhores cumprimentos,

Maria João Sousa


-------------------------

E-mail enviado, em 30-08-2013, à Junta de Freguesia da Mina:

Exma Sra Maria João Sousa,

Agradeço a sua resposta, mas não quero deixar de referir, que ficou por esclarecer por parte da Junta de Freguesia, duas das três questões por mim apresentadas, a saber: limpeza e ecopontos.

No que se refere à justificação de que o sistema de rega se encontra avariado, essa foi também sempre a justificação dada pelo gabinete do urbanizador durante todos estes anos.

Esta "avaria", já é tema de gozo e conversa por parte da maioria dos moradores.

Preocupa-me que o sistema de rega que não está, nem nunca esteve operacional, tenha passado do urbanizador para a responsabilidade da Autarquia, neste estado.

Esta situação, ou vai ficar assim para sempre até que as pessoas se cansem de reclamar, ou vai a Autarquia "subsituir" (já vai sendo moda neste município) o urbanizador, na implementação de um sistema de rega de raiz.

Quanto à rega manual, esta não é efectuada em todos os espaços "verdes" e canteiros da urbanização, com principal destaque para os que estão incluídos na Junta de Freguesia da Mina.

São visíveis os canteiros outrora verdes e agora com terra ou palha, as árvores com queda da folha antecipada devido à falta de rega, arbustos já retirados completamente secos porque não foram regados, já para não falar dos canteiros com troncos de árvores ou moribundos ou já mortos.

Revela uma falta de sensibilidade sem igual.

Solicito, quando lhe for oportuno, o esclarecimento respeitante às questões atrás referenciadas.

Com os meus cumprimentos,

Rui Castro e Melo


-------------------------

Resposta, em 28-08-2013, da Junta de Freguesia da Mina:

Exmo Sr. Rui Castro Melo,

Na sequência dos e-mails trocados cumpre-nos informar que o sistema de rega de que fala, já se encontra em funcionamento.

No que diz respeito aos Ecopontos, esta matéria é da responsabilidade da Câmara Municipal da Amadora, devendo solicitar esclarecimentos junto da mesma.

Relativamente à limpeza a mesma está a ser feita de acordo com o reduzido pessoal que temos nesta época do ano, devido às férias dos mesmos, devendo voltar á normalidade durante o mês de Setembro.

Com os melhores cumprimentos,

Maria João Sousa


-------------------------

E-mail enviado, em 30-08-2013, à Junta de Freguesia da Mina:

Exma Sra Maria João Sousa,

Agradeço os esclarecimentos prestados, tenho, no entanto a referir o seguinte:

A rega automática não está em funcionamento em todos os espaços da urbanização e tão pouco em todos os canteiros com árvores.

E nem pode estar, porque a maioria dos dispositivos de saída de água, ou não existem, ou estão incompletos, ou estão a regar o passeio, portanto, está inoperacional.

Quanto aos ecopontos, seria expectável ser a Junta de Freguesia, enquanto legítimo representante dos munícipes, realizar as diligências necessárias, seja junto da Autarquia, seja junto de outra entidade, desde que estejam em causa assuntos relacionados com o território da freguesia em questão, para posteriormente informar o munícipe.

Não sendo esta Autarquia um bom exemplo no que se refere à resposta solicitada pelos munícipes, e visto que a Junta de Freguesia se demite das suas funções de proximidade para com os seus munícipes, irei certamente solicitar os devidos esclarecimentos ao gabinete do vereador e aos serviços competentes.

Quanto à limpeza, não me referia somente ao lixo, situação que se vem verificado desde sempre e muito antes do período das férias, mas sim também à manutenção dos espaços públicos na remoção de ervas daninhas que proliferam nos passeios e junto aos edifícios.

Grato pela atenção prestada,

Rui Castro e Melo


-------------------------

Resposta, em 03-09-2013, da Junta de Freguesia de São Brás ao e-mail enviado por Rui Castro e Melo:

Exmo. Senhor,

Rui Castro e Melo

Acusamos a recepção do e-mail de V. Exa., cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção. Em resposta ao mesmo informamos que solicitámos aos serviços competentes da C.M.A. as diligências necessárias à resolução do assunto relativamente aos ecopontos. Quanto à falta de limpeza nos locais mencionados, cumpre-nos informar que os mesmos pertencem à área geográfica da Freguesia da Mina, sendo esta a entidade responsável pela manutenção dos mesmos.

Sem outro assunto.

Com os melhores cumprimentos.

Maria do Céu/Por incumbência do Sr. Secretário Jorge Barroso


____
Nota: e-mail enviado por Rui Castro e Melo

1 comentário:

Anónimo disse...

Linda resposta por parte da Junta de Freguesia de São Brás.
Provavelmente o munícipe terá enviado fotos respeitantes à Mina, mas por TODA a urbanização o que disse o Sr. Rui Melo, é fácil de constatar.
Não será crime ambiental ver as árvores e arbustos a secarem e a morrerem?
Isto já para não falar dos canteiros,ruas que ESTAVAM, porque depois deste mails, JÀ NÃO ESTÃO, cheios de lixo, ervas daninhas, etc.