Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Amadora vai ter o maior sistema de vigilância do país

A cidade da Amadora será em breve a mais vigiada do país. O Ministério da Administração Interna (MAI) deu luz verde à Câmara Municipal para avançar com o maior sistema de videovigilância aprovado até agora em Portugal: ao todo, serão instaladas 103 câmaras, apurou o SOL.

Os equipamentos vão ser colocados ao longo de 24 quilómetros quadrados, abrangendo praticamente todas as freguesias do concelho, da Damaia à Venda Nova. O sistema incidirá em áreas residenciais e de comércio, e também em zonas de transportes públicos (como é o caso da movimentada estação de comboios da cidade).

As câmaras – que serão rotativas – vão abranger também as imediações dos bairros mais problemáticos da Amadora, como a Cova da Moura, Casal da Boba, Casal da Mira, Quinta da Lage e bairro 6 de Maio.

O objectivo da autarquia e da PSP é prevenir a criminalidade num concelho onde são frequentes os furtos de veículos, de estabelecimentos comerciais, de residências e os roubos de pessoas na via pública.

Além do efeito dissuasor, esta ferramenta poderá melhorar a capacidade de reacção da PSP perante assaltos em curso, pois será possível monitorizar em tempo real todas as ocorrências. As imagens poderão ainda ser usadas como prova em processos-crime.

Em 2010, a Câmara da Amadora apresentou pela primeira vez ao Governo um projecto que incluía 113 equipamentos, mas foi chumbado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD).

Em conjunto com a PSP, Joaquim Raposo foi reformulando a proposta, cuja versão final foi agora aprovada pelo ministro da Administração Interna – que com a nova lei passou a ter o poder exclusivo de autorizar estes sistemas, em detrimento da CNPD.

O gabinete de Joaquim Raposo não quis adiantar pormenores sobre o projecto, mas, ao que o SOL apurou, a execução desta infra-estrutura deverá custar perto de dois milhões de euros. Mal seja activado, o sistema irá funcionar durante dois anos.

Num despacho publicado esta semana em Diário da República, o secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda, sublinhou que o projecto «poderá ser de imediato executado e deve, no mais curto prazo, ser activado em todas as componentes autorizadas». (...)

_____
Fonte: Sol, 03-04-2013

3 comentários:

Anónimo disse...

Alguns cidadãos da Amadora criaram um grupo no FB para se posicionarem contra a videovigilância.

http://www.facebook.com/pages/Amadora-Sem-Videovigil%C3%A2ncia/294555637342484

Anónimo disse...

Não percebo porquê tanta censura sobre as câmaras.
Há muito insegurança na Amadora e cada vez está pior, este sistema de vigilância pode ajudar a identificar criminosos em caso de roubo e mesmo agressão.
Por isso as pessoas que nunca foram assaltadas têm uma opinião negativa sobre este tema, mas amanha pode ser um de nós a ser vítima e as câmaras podem eventualmente ser úteis para ajudar as autoridades.

Anónimo disse...

Boa noite a todos,
é com alguma tristeza que vejo o Casal da Boba ser rotulado como bairro problemático, pois sou morador deste bairro há 8 anos nunca fui alvo de nenhum tipo de crime, existem pessoas de todos os tipos neste bairro, porém apenas se salienta o aspecto negativo destas. Questiono desta forma em Lisboa, Cascais ou nos bairros mais luxuosos nao haverá crime?.
Contudo sou plenamente a favor da videovigilância, isto porque crime ou vandalismo existe em todo os locais.