Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

domingo, 25 de março de 2012

Nova creche quase pronta

Depois de uma paragem de cerca de um ano, as obras do edifício que vai acolher a nova creche do Centro de Bem Estar Social da Amadora (CEBESA) em Vila Chã, Casal de São Brás têm conclusão prevista dentro de três meses. O equipamento terá capacidade para 66 crianças entre os 4 meses e os cinco anos, numa zona da cidade alvo de uma forte expansão urbanística nos últimos anos. Adiado está, para já, o projecto de construção de uma unidade de cuidados continuados integrados, nos terrenos contíguos aos da creche.

“Não tínhamos capacidade financeira para suportar os dois projectos”, explica Pires Pereira, presidente do CEBESA. Os dois projectos estavam previstos para um terreno, em Vila Chã, com cerca de 4500 metros, propriedade da instituição. No caso da unidade de cuidados continuados integrados, a obra chegou a ter o projecto aprovado com orçamento de cerca de um milhão e meio de euros e financiamento do Ministério da Saúde de quase 700 mil euros. No entanto, “para assegurar o restante investimento teríamos que pedir mais um empréstimo, mas tivemos um corte de cerca de 100 mil euros por ano com a conversão das antigas ATL (Actividades de Tempos Livres) e, por falta de capacidade financeira, optámos, nesta fase, por construir apenas a creche”, salienta o responsável da instituição. “O projecto da unidade não foi totalmente abandonado, tendo em conta que se trata de um equipamento cuja oferta não existe no concelho da Amadora”.

As obras da creche recomeçaram em Janeiro, após um ano de interrupção devido “a razões de ordem financeira”, explicou Pires Pereira. Uma situação que foi ultrapassada porque “a Câmara da Amadora tem tido um papel muito importante na área social, com pessoas muito sensíveis e que colocam em primeiro plano as pessoas, sempre que necessitamos nunca encontramos uma porta fechada”, refere o presidente do CEBESA.

As quatro salas irão acolher as 66 crianças a partir dos 4 meses até à idade escolar. A abertura está prevista para Setembro. Mas, para além das obras, a instituição necessita de comprar todo o equipamento para o funcionamento da creche, desde cadeiras, mesas, computadores, a todo o tipo de material de apoio. “Estamos neste momento a tentar sensibilizar as empresas para a angariação desse material”, explica Pires Pereira reforçando que “as empresas que queiram contribuir, para além de ajudarem o CEBESA, podem ainda descontar nos impostos, através da Lei do Mecenato”. (...)

_____
Fonte: Jornal da Região, 21-03-2012

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite.
Alguém sabe onde e quando serão as inscrições para esta nova creche? E se tem algum tipo de critérios na escolha das crianças? Muito obrigada.

Anónimo disse...

Boa tarde, esta creche estará aberta no mês de Agosto?

Ana Sofia disse...

Boa noite, gostaria de saber se já têm equipa pedagógica para estar na creche ou se estão a aceitar currículos e a fazer entrevistas.

Obrigado

Anónimo disse...

olha a minha filha anda nesta creche todos os dias ela chega mijada e não posso dizer nada pk eles axam k tem razão mas isso é falta de cuidados com uma criança de dois anos,pk kuando éla esta cmg em casa durante o dia eu meto lhe a fralda e nunca ela mija ou raras vezes mija,basta ela ir para creche para xegar tdos dias molhada em casa eu ja não sei o k fazer com kem k eu posso falar

Anónimo disse...

Infelizmente, ja vi este comentário tarde. Inclusive ouvi que a chefe ou responsavel, não sei como chamam, esta sempre a discutir com as empregadas a frente das crianças. Nao teem respeito nenhum