Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

terça-feira, 20 de março de 2012

Assaltos ou publicidade?

Boa tarde,

Sou habitante da Vila Chã e no final da semana passada recebi na minha caixa do correio correspondência da loja de Chaves e Fechaduras, da Amadora, indicando que na última semana um dos prédios da Avenida Carlos César, teria sido alvo de assaltos e, passo a citar a carta, "efectuados por pessoas ou gangs organizados em que com ferramentas profissionais conseguem abrir quase todas as portas até mesmo as blindadas! mesmo que estejam fechadas à chave sem deixar qualquer sinal de arrombamento ou vestígios da sua presença."

Tendo sido a primeira carta que recebi sobre o assunto, sei que não é a primeira a ser colocada nas caixas de correio do prédio onde moro.

Com este e-mail, gostaria de saber se alguém tem conhecimento da situação acima referida como sendo verdade, ou se poderá tratar-se apenas de publicidade da dita loja de Chaves e Fechaduras que, aproveitando-se de alguma situação ocorrida, está a tentar "impingir-nos" material (leia-se "fechaduras novas") que não necessitamos. Caso seja verdade, alguém sabe qual o tipo de fechadura do(s) apartamento(s) assaltado(s)?

Cumprimentos,

Dália Cavaco


____
Nota: e-mail enviado por Dália Cavaco

8 comentários:

JM disse...

Cara Dália Cavaco,
Há semanas atrás também eu recebi a referida correspondência tendo sido "assaltado" pelas mesmas questões...a duvida de ser apenas um caso de publicidade ou o reflexo da criminalidade a incidir no nosso bairro.
Quanto ao prédio onde moro identifico alguns casos de furto, mas ao nível de arrecadações e garagens. Situações que após implementação de medidas adicionais de segurança não voltaram a ser registadas.
Quanto a furtos no "interior das casas", desconheço por completo.
Mais alguém tem uma situação para partilhar? (excluindo o pessoal da loja :) )

Pipi disse...

A situação que reportam é real e tem acontecido muito, só não sabia que possivelmente tinha acontecido na nossa urbanização.

Quanto às fechaduras possiveis de abrir, todas as que incluam chaves com código, ( com aquele buraquinhos no corpo da chave) ainda não são possiveis de abrir com facilidade. Todas as outras abrem muito rapidamente.

Anónimo disse...

Caros vizinhos
Eu tambem recebi essa "publicidade"
na minha caixa de correio e nem tive tempo de pensar no assunto
quando no dia 8 de março não consegui entrar em casa tentaram
assaltar a minha e a do vizinho,
a fechadura Dierre bloqueou e os
amigos do alheio nao conseguiram
entrar, tive que mudar a fechadura, questionei a policia
sobre essa publicidade e informaram
que a mesma foi posta tambem na
urbanização da serra das brancas,
que há coincidencia há, atencao
moro na Cottinelli Telmo.

Anónimo disse...

Caros vizinhos de Vila Chã,

também recebi essa publicidade e achei curioso pelo facto que, cerca de 2/3 semanas antes, aconteceram de facto 1 assalto e uma tentativa de assalto a 2 residências no prédio onde resido, na dita Avenida Carlos César.
Achei uma curiosa coincidência....

csantos disse...

não recebi essa publicidade, mas na reunião de condóminos foram referidas essas tais situações, que supostamente foram já reportadas pela PSP.
Seriam gangs organizados de leste que uns usaram ferramentas industriais para desbloquear o canhão, outros supostamente usam uma tecnica avançada.. não percebi bem, mas supostamente inserem um material que se molda à fechadura e conseguem tirar o molde para fazer uma chave e entram com a maior das facilidades...
Não sei que diga...

Anónimo disse...

Boa tarde

Também moro em Vila Chã, na Cottinelli Telmo e fui dos presenteados com a "visita" dos amigos do alheio.
Entraram e deixaram a fechadura impecável até parecia que tinha sido utilizada chave.
Mas o que é certo é que Vila Chã está a mercê de todo o tipo de gangs sejam de leste ou não. Os assaltos a residências, garagens, arrecadações e, até os plantões que ainda existem junto de alguns prédios foram vitimas de assaltos. carjackings? nem dá para contar, andar na rua? Assalto certo. Eu que aqui moro há cerca de uma ano já fui assaltado duas vezes em plena luz do dia. A Policia? nada faz, não tem meios. Até quando vai existir esta impunidade? Sabendo nós que com o aumentar da crise vão aumentar os assaltos.
caso para dizer: Quem nos acode?

Hugo Ferreira disse...

Ainda não tinha conhecimento desse "modus operandi"... obrigado por partilharem as vossas experiências, evitando assim futuras situações semelhantes.

Acerca dos assaltos, moro junto ao bairro de Sta Filomena e até hoje não tive problemas, mesmo circulando na rua até bem tarde..

A segurança começa em nós, ao evitarmos colocar-nos em certas situações, a não permitir aproximações, a verificar se a porta do prédio fica realmente fechada, não abrir a porta a qualquer pessoa, esperar até o portão da garagem estar fechado aquando da entrada e saída, etc...

Anónimo disse...

Caros Vizinhos,

De facto, a segurança começa sem duvida alguma em nós, contudo dou por mim a questionar-me como podemos prevenir certos e determinados acontecimentos que acabam por nos ser alheios. Não sei como podemos não permitir uma aproximação por parte destas pessoas, se inclusivamente as mesmas circulam em grupos de 6 ou 7, ou ate mesmo se assaltam as nossas habitações, de uma forma que nem nos apercebemos a não ser quando entramos em casa e nos deparamos com a desarrumação e a falta de bens pessoais.

Ainda no passado Domingo, cheguei a casa por volta das 23h30m e passou um grupo de 7 indivíduos por mim, quando eu estava a sair do carro para ir para casa, apercebi-me que se começaram a separar para me abordarem por varias frentes, e então só tive tempo de voltar a entrar no carro e voltar a sair do estacionamento, caso contrario seria assalto na certa. Questiono-me então... Será que já não podemos circular na rua a vontade sem medos e receios, e não podemos sair de casa para ir a um aniversario que se prolonga ate mais tarde, pois na Vila Chã, existe horário de recolher?!
Não existe propriamente um método de não aproximação por parte dos assaltantes que seja infalível, pelo menos do meu ponto de vista.
Simplesmente podemos ter a sorte ou o azar de nos cruzarmos com estas pessoas ou não. Ate porque muitos dos assaltos que são realizados na rua, não são premeditados, simplesmente são actos do momento e da circunstancia ser a favor ou contra dos assaltantes.

Em relação as habitações, à que ter muita atenção se não temos números ou letras escritas nas ombreiras das portas, e se não existem movimentações estranhas no prédio durante o dia ( caso estejamos em casa) e durante a noite.

Sou da opinião que podíamos fazer um pedido colectivo, junto da policia, para que se comecem a fazer mais rondas nestas ruas, durante o dia e durante a noite, para que os ditos " Amigos do Alheio" não sintam que estão 100% a vontade para entrarem e controlarem as nossas habitações sempre que querem!!!

Se estiverem interessados digam, pois podemos fazer uma carta para a PSP, a solicitar este pedido, por uma questão de precaução, e também para evitar aproximações!

Obrigada,
Morador da Rua Cottinelli Telmo