O último troço da Cintura Regional Interna de Lisboa (CRIL), entre a Buraca e a Pontinha, vai ser adjudicado sexta-feira, treze anos depois da conclusão do projecto de execução, estando prevista para 2009 a abertura ao tráfego.
O projecto inicial, que foi sendo sucessivamente alterado devido à existência de divergências entre o Governo e as três autarquias atravessadas pelo novo troço - Lisboa, Amadora e Odivelas -, foi adjudicado à construtora Bento Pedroso SA, por 111,6 milhões de euros.
Com um prazo de execução de 700 dias, a abertura do tráfego do novo troço, que ligará o nó da Buraca ao da Pontinha e este à rotunda de Benfica, numa extensão de 4,4 quilómetros, deverá abrir ao trânsito em 2009.
O projecto, cuja conclusão «é fundamental para descongestionar o trânsito na zona Ocidental da Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente nos acessos que hoje desembocam na Segunda Circular», cerca de 120 mil veículos por dia, foi contestado pelas associações de moradores do Bairro de Santa Cruz, Damaia e Alfornelos, que interpuseram duas providências cautelares para travar o avanço da obra, mas ambas foram rejeitadas.
No caso da providência cautelar interposta em Abril no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa pelos moradores de Santa Cruz e Damaia, o documento foi rejeitado na sequência da Estradas de Portugal (EP) ter alegado «interesse público» para avançar com o concurso.
Por seu turno, a providência interposta pela Associação Cívica dos Moradores de Alfornelos (ACMA) no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, foi rejeitada depois daquele Tribunal ter «indeferido o pedido de providência cautelar de suspensão de eficácia do acto de reconhecimento da verdade da declaração de impacto ambiental (...) e do acto de autorização do início de procedimento do concurso público para construção do troço do IC17-CRIL».
O projecto vai agora avançar com uma «solução em túnel» que, segundo a informação disponibilizada pelo Ministério das Obras Públicas, permite «minimizar os impactos sociais, acústicos, visuais, paisagísticos e patrimoniais».
Esta solução de construção permite salvaguardar o Aqueduto das Águas Livres, com alterações no nó de ligação da CRIL com o IC19, passando em túnel sobre o Aqueduto, ao mesmo tempo que suprime o viaduto que passaria por cima da Estrada de Benfica - um dos principais motivos de protesto das associações de moradores -, prolongando-se o túnel até ao Bairro de Santa Cruz.
Durante a construção, a estrutura do Aqueduto será protegida por uma galeria de Betão.
A cerimónia de adjudicação do último troço da CRIL está agendada para sexta-feira, às 09:15, na sede da Agência Portuguesa do Ambiente, em Alfragide, e contará com a presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.
Fonte: Diário Digital / Lusa, 15-11-2007
Colabore com o blogue
A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.
Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.
Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário