Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

domingo, 21 de maio de 2017

Quatro mil casas assaltadas por descuido dos donos

As autoridades registaram 4.472 furtos a residências sem que tenha havido arrombamento, no ano passado.

O “Jornal de Notícias” avança que os assaltantes aproveitam uma porta ou janela abertas, uma chave deixada no vaso e outros descuidos de moradores. Em 24% das investidas, os assaltantes de casas tiveram a tarefa facilitada.

Este valor corresponde a um quarto do número total (18.841) que conta da base de dados da Direcção-Geral da Política de Justiça.

Aquele tipo de furto contempla também os casos em que os criminosos são pessoas autorizadas a entrar nas habitações, como operários ou empregados, e indivíduos que se fazem passar por técnicos de empresa ou funcionários de serviços públicos, conseguindo convencer os moradores a abri-lhes a porta, pode ler-se no jornal.

Os distritos com mais ocorrências são Lisboa, Porto e Faro. Segundo as estatísticas, há uma média de 52 assaltos por dia.

No ano passado, a polícia deteve 261 suspeitos de assaltos a residência, uma média de 22 por mês.

O major Paulo Poiares, da Repartição de Programas Especiais da GNR, onde se inclui o “Residência Segura”, explicou que através deste programa e de outras operações identificam situações de “vulnerabilidade”, sobretudo de idosos a viver em zonas isoladas, intensificando o patrulhamento. Também, são difundidos conselhos de segurança aos cidadãos.

_____
Fonte: Rádio Renascença, 17-05-2017

Sem comentários: