Respeita o direito ao descanso e tranquilidade dos vizinhos, não produzindo ruídos que os incomodem.
Não estende a roupa a pingar e dobra-a para que não tape a janela do vizinho de baixo.
Fuma na varanda, com um cinzeiro na mão, para recolher as pontas de cigarro.
Chega a horas às assembleias de condomínio e participa com respeito pelos presentes, apresentando soluções positivas. Quando não pode estar presente numa assembleia, faz-se representar por procuração.
Confere os balancetes apresentados e, quando tem dúvidas, pede esclarecimentos ao administrador.
Paga as quotas do condomínio sempre atempadamente.
Faz as obras necessárias na sua fração de forma a não prejudicar a segurança e o arranjo estético do edifício.
Antes de efectuar alguma obra na sua fração, informa o administrador para que ele, nos termos do Regulamento Geral do Ruído, informe os restantes condóminos dos dias e horas em que realizarão as obras na sua fração.
Não executa obras novas que prejudiquem a segurança ou a linha arquitectónica do prédio.
Respeita os horários para a realização das obras, das 8 às 18 horas, efectuando-as só nos dias úteis.
Se a obra pretendida alterar a linha arquitectónica do edifício, pede ao administrador que convoque uma assembleia para apresentar o projecto e pedir autorização aos restantes condóminos.
Se não obtiver autorização da maioria necessária, abster-se-á de realizar a obra (que poderá ser, por exemplo, a colocação de um toldo ou instalação de uma marquise).
Usa a sua fração apenas de acordo com o fim a que é destinada.
Não pratica atos que tenham sido proibidos no título constitutivo da propriedade ou posteriormente em assembleia de condóminos.
Cumpre o Regulamento Interno do Condomínio.
Tem o seguro contra o risco de incêndio (ou multi riscos) da fração em dia e apresenta prova desse facto anualmente ao administrador.
Nunca deixa o animal de estimação à solta nas partes comuns do edifício.
Quando vai passear o animal de estimação, leva-o sempre preso pela trela e tem consigo um saco para apanhar do chão os “presentes” do seu animal.
Frequentou uma escola de treino de cães onde ambos aprenderam a gerir as regras básicas de comando.
O seu “Boby” é um cão obediente e feliz, por isso não incomoda os vizinhos com latidos e uivos, nem ladra.
Zela pela higiene do condomínio e bom funcionamento dos seus equipamentos.
É simpático, cortês e solidário. Está sempre pronto para ajudar em caso de necessidade.
É o condómino que se gosta de ter como vizinho.
Todos podem ser este condómino, é só querer!
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Fonte: Loja do Condomínio
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domingo, 19 de fevereiro de 2012
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4 comentários:
Eu só acrescentava mais um pormenor para o codómino ideal!Era colar autocolantes próprios na pernas das cadeiras e bancos,pra não fazerem tanto barulho quando arrastam!Eu tenho isso e sei que os meus vizinhos de cima também têm,mas há 1 andar por cima de mim que fica do outro lado,que quando tem gente em casa,até os cabelos se põem em pé quando toda a gente da casa arrasta as cadeiras!É horrivel!!!
Ah!E já agora outra coisa!Nunca abandonem a porta de entrada do prédio,sem se certificarem de que esta está realmente fechada!Não custa nada e é Bom para a segurança de todos!
Dá vontade de colocar por baixo da porta dos condóminos que não se encaixam no perfil!
Acrescentaria apenas mais um detalhe importante: o condómino ideal também não deixa ficar a publicidade no chão, nem em cima das caixas de correio, e a correspondência que erradamente lhe foi atribuída leva-a até ao posto CTT relatando o erro para que melhorem o serviço.
Caro vizinho anónimo: e quando esse mesmo serviço dos CTT não é melhorado? Por mais idas aos CTT que uma pessoa faça? Sabia que os carteiros não são realmente dos CTT mas sim duma empresa de outsourcing? Sabia que se fizer queixa dum carteiro, os CTT não actuar por esse mesmo facto?
Eu desisti....
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