Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Voluntários sem mãos a medir

A poucos dias do ‘Dia L’ da iniciativa ‘Limpar Portugal’, o grupo da Amadora tem já definidas as grandes áreas de intervenção de recolha de lixo. No próximo sábado, dia 20 de Março, vão ser cerca de 500 os voluntários que, durante todo o dia, não vão ter mãos a medir para recolher em todo o concelho a maior quantidade possível de lixo. "Andámos com técnicos da Câmara Municipal a fazer um levantamento das lixeiras ilegais e o que encontrámos é muito mais do que o imaginado", explica ao JR o coordenador do grupo da Amadora.

Por isso, segundo Paulo Lopes, o desafio lançado aos voluntários é grande. "O tempo é escasso e falta-nos capacidade logística para remover muitas das lixeiras encontradas. Por exemplo, na zona de S. Brás, existem terrenos com muito entulho de obras mas, em muitos casos, a Câmara Municipal já notificou os proprietários para fazerem a limpeza respectiva. Para tal, já estão a decorrer os processos legais. Não nos podemos sobrepor a essa obrigação dos donos dos terrenos", esclarece o coordenador, acrescentando que, numa primeira estimativa, "o lixo encontrado daria para encher 70 camiões. Por isso, mesmo com meio milhar de voluntários disponíveis, ainda são poucos para tanto trabalho".

Apesar do apoio primordial da Câmara da Amadora, da Valorsul e das juntas de freguesia, há zonas onde será impossível intervir. Ainda assim, os 500 voluntários vão espalhar-se pelo concelho em locais já definidos. "Vamos estar na Estrada Militar, quer do lado da Venda Nova quer na Damaia, na Quinta da Lage na freguesia da Falagueira, junto à Necrópole de Carenque e nalguns bairros como Santa Filomena e 6 de Maio. São zonas onde existe muito lixo espalhado, como frigoríficos velhos, pneus e outros materiais automóveis", frisa o responsável.

O grupo da Amadora conta ainda com a participação de escolas, associações e grupos de escuteiros.

_____
Fonte: Jornal da Região, 16-03-2010

Sem comentários: