Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sábado, 24 de maio de 2008

Dia dos Vizinhos: Fados, folclore e gastronomia assinalam a data em vários cidades portuguesas

Fados, ranchos folclóricos, ateliers de gastronomia e acções de limpeza de bairros contam-se entre as iniciativas que integram o programa do Dia Europeu dos Vizinhos, que se assinala terça-feira em várias cidades e vilas portuguesas.

O dia europeu - também designado Festa dos Vizinhos - comemora-se em Portugal pelo quinto ano consecutivo e visa aumentar a consciência social e cívica das pessoas através de boas práticas de relações de vizinhança, disse à agência Lusa o coordenador nacional da iniciativa, João Carvalhosa. Acrescentou que este ano a efeméride assinala-se igualmente nos Açores e Madeira e referiu que há locais onde as comemorações se iniciam domingo, dia 25. Uma missa campal (Horta), sessões de karaoke, jogos tradicionais, torneios de sueca e jogos de pingue-pongue constam também do programa. Vinte e sete entidades, na sua maioria câmaras municipais, mas também juntas de freguesia e cooperativas de habitação, aderem este ano às comemorações do Dia do Vizinho, uma iniciativa do Comité Português de Coordenação da Habitação Social (CECODHAS) mas cuja organização é da responsabilidades dos parceiros aderentes. Em Lisboa, e além da autarquia local, aderiram aos festejos as juntas de freguesia de Santa Maria de Belém e das Mercês e a Gebalis, empresa municipal que gere os bairros municipais de Lisboa. Jantar com fados, acções de convívio e animação e uma acção de limpeza de um bairro integram o programa a realizar na tarde e noite de dia 27 no Bairro do Armador, dos Machados e no de Telheiras Sul. O Dia dos Vizinhos é ainda assinalado num local da freguesia das Mercês e em vários locais da de Belém. Faro, Tavira, Horta, Vieira do Minho, Vila Real de Santo António, Odivelas, Loulé, Gaia, Amadora, Vila Nova de Santo André, Coimbra, Évora, Aveiro, Funchal, Setúbal, Matosinhos, Peso da Régua, Trofa, Odeleite e Lisboa são os locais onde decorrerão Festas dos Vizinhos. O Dia Europeu dos Vizinhos assinalou-se, pela primeira vez, em Paris em 1999, no 17º bairro, confinando-se a território francês até 2002. Em 2003 passou a ser europeu, com a entrada da Bélgica e Suiça. Em 2007 foi comemorado por sete milhões de pessoas de 27 países da União Europeia, tendo aderido à iniciativa 620 cidades, referiu à Lusa João Carvalhosa. Em Portugal, a presidência da República, o governo, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias contam-se entre os parceiros institucionais da iniciativa.

_____
Fonte: Guia de Portugal, 24-05-2008

Mais informações em:
A festa dos vizinhos
10 conselhos para um Dia dos Vizinhos de êxito


A Festa dos Vizinhos na Praça da Alegria - RTP1

Sem comentários: