Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.
A apresentar mensagens correspondentes à consulta "Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora)" ordenadas por relevância. Ordenar por data Mostrar todas as mensagens
A apresentar mensagens correspondentes à consulta "Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora)" ordenadas por relevância. Ordenar por data Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora) III

Exmo. Senhor Vereador Gabriel Oliveira,

Obrigado pela resposta, no entanto não estou satisfeito com a mesma.

O Sr.Vereador chama-lhes "bandas sonoras", pois eu prefiro as Lombas Redutoras de Velocidade (LVR). De facto, a colocação de lombas em zonas residenciais que não sejam as do tipo sinusoidais/trapezoidal/circular (3 tipos de LVR) irão prejudicar o descanso dos moradores porque a passagem pelas mesmas resultará num grande nível de ruído.

Quando define a Urbanização Casal de Vila Chã como residencial, julgo que está equivocado, visto que a mesma é servida para o atravessamento rápido da cidade nas "horas de ponta". Uma zona tipicamente residencial não é utilizada para evitar o imenso trânsito do centro da cidade da Amadora. Esta urbanização só voltará a ser uma zona residencial quando grande parte do trânsito de hoje passar para a avenida (das palmeiras/Rua 39) que está a norte e paralela à urbanização e que continua por terminar.

É do meu conhecimento que o Sr. Vereador pretende construir "bandas sonoras" na avenida principal da urbanização vizinha Serra das Brancas. Segundo o Sr. Vereador,

"Assim, cumpre-nos informar V. Ex.ª que se encontra prevista, a colocação de bandas sonoras no eixo principal da Avenida Dr. Luís Sá, que liga a Avenida Humberto Delgado à Urbanização do Casal das Brancas." (sic)

Ambas as urbanizações não são zonas residenciais? Qual é a diferença?

Sem outro assunto, os melhores cumprimentos,

Vítor Santos


PS: aconselho a visitar o site da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (http://www.ansr.pt/)


____
Nota: e-mail enviado por Vítor Santos, em 22-09-2009, para o Gabinete do Vereador Gabriel Oliveira, com o conhecimento do Gabinete da Presidência, Gabinete de Vereadores do PSD, Gabinete de Vereadores do PCP, Junta de Freguesia de São Brás, Junta de Freguesia da Mina, Concelhia do BE, Concelhia do CDS-PP e do nosso blogue


Mais informações em:
Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora)
Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora) II

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora) II

Exmo. Sr. Vereador Gabriel de Oliveira,

Foi com admiração que li a sua resposta à exposição sobre a semaforização na Urbanização Casal de Vila Chã: "a colocação de bandas sonoras em zonas residenciais irá prejudicar o descanso dos moradores"

Também eu sou morador na Urb. Casal de Vila Chã, num dos lotes junto a esta Avenida, e devo dizer-lhe que a sua resposta é absolutamente desajustada. Tal como refere estamos a falar de uma zona residencial onde os moradores têm o direito a descansar tranquilamente e não estar sujeitos ao ruído originado pelo excesso de velocidade praticado por quem atravessa esta avenida durante a noite. Asseguro-lhe que este tipo de ruído é bem superior ao que as lombas produzem e que muitas vezes nos tiram horas de sono.

De qualquer modo, recordo que não estamos a falar de bandas sonoras, como refere. Falou-se, isso sim, da colocação de lombas tipo trapezoidal (ex. imagem em anexo) e que foram adoptadas por alguns concelhos vizinhos. Desta forma teriamos os semáforos para controlar a circulação do trânsito no período de maior tráfego e durante a noite as lombas para evitar excessos de velocidade, que por sua vez causam ruído.

Ainda relativamente à semaforização só veio piorar a circulação do trânsito, tal como o video neste mesmo site tão bem demonstra. Espera-se no minimo que corrijam a temporização dos sinais para permitir um maior escoamento do trânsito na via principal, uma vez que as transversais não registam grande movimento.



Sem outro assunto, os melhores cumprimentos.


____
Nota: e-mail enviado por moradorvilacha @ hotmail.com para o Gabinete do Vereador Gabriel Oliveira, com o conhecimento do Gabinete da Presidência, Gabinete de Vereadores do PSD, Gabinete de Vereadores do PCP, Junta de Freguesia de São Brás, Junta de Freguesia da Mina e do nosso blogue


Mais informações em Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora)

Exmos. Senhores,

Sou morador na Urbanização Casal de Vila Chã, num dos lotes junto a uma das avenidas mais movimentadas deste novo bairro, a Avenida Fernando Valle já conta com um vasto histórico de acidentes, alguns com vítimas.

É do meu conhecimento que muitos vizinhos (e eu próprio) preferiam a colocação de lombas sinusoidais e não semáforos, possivelmente por temerem o não escoamento do trânsito nas horas de ponta, assim como o aumento da poluição atmosférica e sonora e, ainda posso acrescentar, o facto de que a primeira opção tem um custo mais reduzido.

Hoje, ao chegar de um dia de trabalho cerca das 20:00, estive pela primeira vez numa fila de trânsito desde a Praça Pedro Álvares Cabral. A Vossa solução para o Nosso problema é absurda! A Nossa qualidade de vida vai piorar, ainda mais, aquando do começo das aulas.

É com este texto e com o registo em anexo, que manifesto a minha indignação pelo facto de ao tentarem resolver um problema acabaram por criar outros tão prejudiciais como o primeiro. Para concluir, gostaria que V. Exas. disponibilizassem-me o nome dos autores dos estudos ou documentação técnica em que foi baseada a Vossa decisão.

Sem outro assunto, os melhores cumprimentos,

Vítor Santos



Avenida Fernando Valle, 07-09-2009, 20:00

____
Nota: e-mail enviado por Vítor Santos para o Gabinete da Presidência e o Gabinete do Vereador Gabriel Oliveira, com o conhecimento do Gabinete de Vereadores do PSD, Gabinete de Vereadores do PCP, Junta de Freguesia de São Brás, Junta de Freguesia da Mina, Jornal da Região e do nosso blogue