Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Eleições Legislativas 2009: Resultados

Município da Amadora

Freguesia da Mina

Freguesia de São Brás


_____
Fonte: Legislativas 2009 - Resultados

Sete escolas da Amadora já têm alunos infectados

São já sete as escolas do concelho da Amadora afectadas pela gripe A. "No total há 16 casos confirmados de infecção com o H1N1, todos em crianças do primeiro e segundo ciclo", explicou ao DN a delegada de saúde do concelho. Etelvina Calé garante que nenhuma escola vai ser encerrada. "Todos os casos estão a ser acompanhados e todas as medidas de prevenção estão a ser seguidas. Não há um maior risco em vir à escola. Esse risco é o mesmo de a criança fazer a sua vida normal", diz.

Além dos 16 casos confirmados, há outros oito suspeitos ainda em estudo. Já as análises feitas a outras sete crianças com sintomas de gripe deram negativas.

A Escola Mina d' Água, na Amadora, é a que, até agora, regista mais situações: seis. Depois, há uma com três crianças infectadas e outra com duas (EB 2, 3 Mães de Água). As restantes cinco têm um caso cada, entre elas as secundárias Cardoso Pires e Azevedo Neves.

A delegada de saúde defende que foram tomadas todas as medidas de higiene necessárias "e que não há necessidade de encerrar nenhum estabelecimento".

Ontem de manhã, os pais das crianças das escolas receberam em mão uma nota informativa explicando a situação e as indicações que devem seguir. "Os encarregados de educação têm estado a reagir à situação com calma. De manhã estivemos a esclarecer-lhes as dúvidas", explica Etelvina Calé. (...)

_____
Fonte: Diário de Notícias, 29-09-2009

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora) III

Exmo. Senhor Vereador Gabriel Oliveira,

Obrigado pela resposta, no entanto não estou satisfeito com a mesma.

O Sr.Vereador chama-lhes "bandas sonoras", pois eu prefiro as Lombas Redutoras de Velocidade (LVR). De facto, a colocação de lombas em zonas residenciais que não sejam as do tipo sinusoidais/trapezoidal/circular (3 tipos de LVR) irão prejudicar o descanso dos moradores porque a passagem pelas mesmas resultará num grande nível de ruído.

Quando define a Urbanização Casal de Vila Chã como residencial, julgo que está equivocado, visto que a mesma é servida para o atravessamento rápido da cidade nas "horas de ponta". Uma zona tipicamente residencial não é utilizada para evitar o imenso trânsito do centro da cidade da Amadora. Esta urbanização só voltará a ser uma zona residencial quando grande parte do trânsito de hoje passar para a avenida (das palmeiras/Rua 39) que está a norte e paralela à urbanização e que continua por terminar.

É do meu conhecimento que o Sr. Vereador pretende construir "bandas sonoras" na avenida principal da urbanização vizinha Serra das Brancas. Segundo o Sr. Vereador,

"Assim, cumpre-nos informar V. Ex.ª que se encontra prevista, a colocação de bandas sonoras no eixo principal da Avenida Dr. Luís Sá, que liga a Avenida Humberto Delgado à Urbanização do Casal das Brancas." (sic)

Ambas as urbanizações não são zonas residenciais? Qual é a diferença?

Sem outro assunto, os melhores cumprimentos,

Vítor Santos


PS: aconselho a visitar o site da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (http://www.ansr.pt/)


____
Nota: e-mail enviado por Vítor Santos, em 22-09-2009, para o Gabinete do Vereador Gabriel Oliveira, com o conhecimento do Gabinete da Presidência, Gabinete de Vereadores do PSD, Gabinete de Vereadores do PCP, Junta de Freguesia de São Brás, Junta de Freguesia da Mina, Concelhia do BE, Concelhia do CDS-PP e do nosso blogue


Mais informações em:
Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora)
Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora) II

domingo, 27 de setembro de 2009

Moradores pedem rampa de acesso e recebem escada improvisada



____
Nota: e-mail enviado por Filipe Cruz

DGS identifica surto de gripe A numa escola na Amadora

A Direcção-Geral de Saúde revelou, esta sexta-feira, que há um surto de gripe A na Escola EB1 Mina de Água, na Amadora. Ainda ainda, não está colocada a hipótese de encerramento do estabelecimento, mas os encarregados de educação exigem a desinfecção da escola.

As autoridades sanitárias estão a seguir este caso, desde quarta-feira, após a confirmação de quatro casos de gripe A.

Em declarações à TSF, Etelvina Calé, da DGS, disse haver várias crianças que estão em casa, supostamente contaminadas com o vírus H1N1.

«Os dados que temos, neste momento, apontam nesse sentido. Temos algumas análises positivas, alguns meninos doentes a faltar à escola e estamos em pleno estudo do surto», revelou.

A responsável sublinhou, no entanto, que não se coloca, para já, a hipótese de encerramento desta escola.

Ainda assim, segundo constatou a TSF no local, muitos encarregados de educação estão à porta do estabelecimento para retirar os filhos, assegurando que, por receio de contágio, só regressarão após uma desinfecção.

_____
Fonte: TSF, 25-09-2009

____
Nota: e-mail enviado por Filipe Cruz

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sugestão Cultural

Escola Aberta do Património - 7º Ciclo de Palestras
Vila Chã

Os achados arqueológicos de superfície
Necrópole de Carenque - o sítio arqueológico
O Casal de Vila Chã

26 de Setembro | Das 14:30 às 17:00

Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, Parque Aventura, Beco do Poço



Recriação histórica na Necrópole de Carenque
O Museu Municipal de Arqueologia, em colaboração com a Associação de Arqueologia da Amadora (ARQA), vai mostrar como se vivia na Amadora há cerca de 5 000 anos. Para tal, elementos da ARQA irão demonstrar algumas actividades económicas que se praticavam na época, como a olaria, tecelagem e caça. Os visitantes poderão também testemunhar como se comia, e ainda assistir à recriação de um enterramento.

27 de Setembro | Das 14:00 às 16:30

Núcleo Monográfico da Necrópole de Carenque, Avenida Luís de Sá, Serra das Brancas (ver no mapa)

Dúvidas de um possível vizinho VIII

Caros moradores,

Estou em negociação para aquisição de um apartamento em vila chã, no entanto fui informado da construção de HS nos lotes 85, 86, 87, 88 e 89. Gostaria de confirmar se esta informação está correcta e como consideram ao nível da segurança a urbanização.

Cumprimentos


____
Nota: e-mail enviado por Ricardo Gomes

domingo, 20 de setembro de 2009

Dúvidas de um possível vizinho VII

Bom Dia,

Sou um futuro morador da Urbanização Vila Chã e gostaria que me informassem dos equipamentos a serem construídos por trás do lote 22 e 23.

Outro assunto é o da HS, li que serão construídos nos lotes 85, 86, 87, 88 e 89, mas também li que iriam ser construídos 2 lotes HS em frente aos lotes 24 e 25, peço a vossa ajuda para me esclarecerem acerca destes 2 pontos.

Onde me posso registar no blogue?

Melhores cumprimentos e muito obrigado.


____
Nota: e-mail enviado por Carlos Daniel Silva

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora) II

Exmo. Sr. Vereador Gabriel de Oliveira,

Foi com admiração que li a sua resposta à exposição sobre a semaforização na Urbanização Casal de Vila Chã: "a colocação de bandas sonoras em zonas residenciais irá prejudicar o descanso dos moradores"

Também eu sou morador na Urb. Casal de Vila Chã, num dos lotes junto a esta Avenida, e devo dizer-lhe que a sua resposta é absolutamente desajustada. Tal como refere estamos a falar de uma zona residencial onde os moradores têm o direito a descansar tranquilamente e não estar sujeitos ao ruído originado pelo excesso de velocidade praticado por quem atravessa esta avenida durante a noite. Asseguro-lhe que este tipo de ruído é bem superior ao que as lombas produzem e que muitas vezes nos tiram horas de sono.

De qualquer modo, recordo que não estamos a falar de bandas sonoras, como refere. Falou-se, isso sim, da colocação de lombas tipo trapezoidal (ex. imagem em anexo) e que foram adoptadas por alguns concelhos vizinhos. Desta forma teriamos os semáforos para controlar a circulação do trânsito no período de maior tráfego e durante a noite as lombas para evitar excessos de velocidade, que por sua vez causam ruído.

Ainda relativamente à semaforização só veio piorar a circulação do trânsito, tal como o video neste mesmo site tão bem demonstra. Espera-se no minimo que corrijam a temporização dos sinais para permitir um maior escoamento do trânsito na via principal, uma vez que as transversais não registam grande movimento.



Sem outro assunto, os melhores cumprimentos.


____
Nota: e-mail enviado por moradorvilacha @ hotmail.com para o Gabinete do Vereador Gabriel Oliveira, com o conhecimento do Gabinete da Presidência, Gabinete de Vereadores do PSD, Gabinete de Vereadores do PCP, Junta de Freguesia de São Brás, Junta de Freguesia da Mina e do nosso blogue


Mais informações em Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Assembleia Municipal da Amadora

Semana Europeia da Mobilidade 2009

Acções relacionadas com o tema
  • Informação via web e via papel, relativa à tomada de consciencia para os problemas relacionados com o aqueciemnto global e medidas que podem ser tomadas para a sua minimização;

  • Abordagem do tema dos transportes públicos via web, medidas previstas para melhorar a acessibilidade;

  • Realização de caminhadas nas pistas executadas para o efeito.

Medidas permanentes a implementar este ano
  • Implementação de pistas de caminhada;

  • Implementação de travessias de peões sobreelevadas.

Zonas restritas a veículos particulares

Zona central do concelho, de interface entre modos ferroviário e rodoviário e de concentração de serviços e comércio.

Principais actividades

Realização de caminhadas nos dias 16 a 21 de Setembro, às 17.00 Horas, nas seis pistas executadas para o efeito.

_____
Fonte: European Mobility Week, Amadora, 31-08-2009


Mais informações em:
European Mobility Week
Câmara Municipal da Amadora
Semana Europeia da Mobilidade 2008

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sugestão Cultural

Museu em Acção
Com este projecto de animação museológica e patrimonial pretende-se criar mais um recurso ao proporcionar o contacto directo com o património histórico e arqueológico a partir de acções que vão desde as visitas orientadas, até oficinas teórico-práticas de educação não formal e outras actividades para os mais diversos públicos tanto dentro, como fora do espaço museológico. As actividades são gratuitas e dirigidas a grupos organizados de um máximo de 25 participantes. É vocacionada para instituições de ensino (pré-escolar, 1º e 2ºciclo), associações culturais e sociais, entre outros. Para tal será necessário fazer marcação prévia com uma semana de antecedência.

Segundas e Quartas-feiras | Das 10:00 às 12:00 | Das 14:00 às 16:00

Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, Parque Aventura, Beco do Poço


Mais informações em Câmara Municipal da Amadora

sábado, 12 de setembro de 2009

Arruada na Vila Chã

Boa tarde caros habitantes da urbanização de Vila Chã,

Envio este e-mail para vos comunicar que o candidato da coligação “Amadora Tem Futuro” à Junta de Freguesia da Mina, João Matos, passará neste Domingo (amanhã, dia 13) de manhã pela urbanização de Vila Chã.

O candidato, João Matos, mostra-se disponível para falar com todos os habitantes da urbanização, convidando-vos a partilharem as vossas preocupações e encontrar possíveis soluções para a Freguesia da Mina, mais propriamente, para a Urbanização.

Aproveito, desde já, para divulgar o blog da coligação “Amadora tem Futuro” à Junta de Freguesia da Mina. Conterá toda a informação actualizada da campanha, contendo, em breve, as propostas para a Freguesia. Pretende fomentar o debate sobre a freguesia e, juntos encontrar as melhores soluções para a Mina.

Qualquer sujestão ou contacto, através da internet, pode ser feito para minatemfuturo@gmail.com

Por que acreditamos que a Mina tem Futuro.


____
Nota: e-mail enviado por Mina tem Futuro


Mais informações em Candidatos à Assembleia de Freguesia Mina

Entrevista: Joaquim Raposo (PS) candidata-se a um último mandato

(...) Dos 35 bairros degradados, só conseguiu erradicar 24 ao longo destes 12 anos. O que falhou nesta matéria, já que a Amadora foi dos poucos municípios a não concluir o PER – Plano Especial de Realojamento?

A cidade sofreu profundas transformações no seu tecido físico, desde 1997, que todos reconhecem e que há que continuar, nomeadamente no que respeita à erradicação das barracas.

Em relação aos dados da sua pergunta lamento contrariá-los porque neste momento a taxa de execução do Programa Especial de Realojamento cifra-se em 75,17%. Foram realojados 2023 agregados familiares em habitação social municipal e aderiram a programas habitacionais 832 agregados familiares. Em 1997 existiam 35 bairros degradados, dos quais 24 já se encontram totalmente demolidos, seis encontram-se com taxas de demolição entre 90 e 99% o e um com taxas de demolição de 85%. Foram realizadas 2767 demolições de barracas e promovemos a realização de concurso de venda de fogos a custos controlados no Casal da Boba e no Alto da Mira, num total de 296 fogos.

Portanto, o programa está em curso e é nossa intenção no próximo mandato tudo fazer para acabar com a situação existente em Santa Filomena, estando crentes que quer o 6 de Maio, como o Estrela de África e a Quinta da Lage hão-de ter também enquadramento no plano global que apresentaremos para uma nova centralidade, um território disponível que havemos de valorizar em benefício da cidade.

Quero ainda possibilitar aos jovens a aquisição de habitação a custos controlados, desenvolvendo um conjunto de programas nos diversos locais do concelho, nomeadamente, Vila Chã, Atalaia, Casal da Mira, Moinhos da Funcheira... (...)

_____
Fonte: Jornal da Região (páginas 6 e 7), 08-09-2009

Roque da Cunha (PSD) defende Observatório Municipal de Segurança

O candidato da coligação Amadora tem Futuro (PSD,CDS e PPM), Roque da Cunha, apontou hoje como prioritária a criação de um Observatório Municipal de Segurança para resolver problemas de insegurança no Município.

"Há um sentimento claro de insegurança no Concelho. Os crimes reportados têm aumentado e a capacidade das forças policiais, apesar do seu esforço, tem algumas limitações", disse aos jornalistas, Roque da Cunha.

O candidato da coligação Amadora tem Futuro apresentou hoje o compromisso "A segurança tem futuro", no qual pretende concretizar "uma estratégia municipal de segurança integrada" que concretize um novo conceito de segurança solidária.

"Os principais pontos são o reforço da Polícia Municipal, a criação de uma política de segurança ao nível municipal através de um Observatório Municipal de Segurança e a capacidade de a própria Câmara poder disponibilizar habitação para os agentes da PSP que, no início de carreira, têm grandes dificuldades", disse.

"Por outro lado, fazer um estudo universitário para que se saiba exactamente as causas desta insegurança de forma a encontrarmos as soluções e criar um sistema de videovigilânciam no sentido de permitir a actividade de prevenção e de acusação em relação aos criminosos", adiantou.

Segundo Roque da Cunha, com este compromisso a coligação Amadora tem Futuro pretende "dar às pessoas a sensação de que no espaço público podem estar à sua vontade e, por isso, é necessário que se apoie o desporto e as instituições culturais, no sentido de permitir que as pessoas façam outras coisas em vez de serem desviadas para a marginalidade". (...)

_____
Fonte: Diário de Notícias, 10-09-2009

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Hoje é o Dia do Município

Quando ouvimos falar do dia 11 de Setembro, a primeira coisa que nos lembramos, infelizmente, são os atentados às Twin Towers na cidade de Nova Iorque no ano de 2001. Esta data também é importante, mas por motivos mais ilustres. Foi neste dia do ano de 1979 que nasceu o município da Amadora.

No dia-a-dia vou percebendo, entre amigos e colegas, que o facto de se lembrar o mesmo dia por motivos diferentes, o feriado municipal está "colado" a um acontecimento terrível que deixou muitas marcas, principalmente no mundo ocidental. E esta coincidência é algumas vezes referida com piadas relacionadas aos problemas conhecidos do nosso município.

Cabe a todos os cidadãos da Amadora mudar o que está mal e lembrar aos de fora que a nossa cidade nem sempre é aquilo que lhes contam e que a comunicação social nem sempre é exacta nos factos que relata.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Direito de acompanhamento dos utentes dos serviços de urgência

No dia 14 de Julho de 2009, foi publicada em Diário da República a Lei nº 33/2009 que prevê o o direito de acompanhamento dos utentes dos serviços de urgência no Serviço Nacional de Saúde.

Usufruam desse direito: os nossos filhos, pais, familiares ou mesmo amigos, não ficarão abandonados numa maca de urgência, num corredor qualquer de um qualquer hospital.


Mais informações em Diário da República Electrónico

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora)

Exmos. Senhores,

Sou morador na Urbanização Casal de Vila Chã, num dos lotes junto a uma das avenidas mais movimentadas deste novo bairro, a Avenida Fernando Valle já conta com um vasto histórico de acidentes, alguns com vítimas.

É do meu conhecimento que muitos vizinhos (e eu próprio) preferiam a colocação de lombas sinusoidais e não semáforos, possivelmente por temerem o não escoamento do trânsito nas horas de ponta, assim como o aumento da poluição atmosférica e sonora e, ainda posso acrescentar, o facto de que a primeira opção tem um custo mais reduzido.

Hoje, ao chegar de um dia de trabalho cerca das 20:00, estive pela primeira vez numa fila de trânsito desde a Praça Pedro Álvares Cabral. A Vossa solução para o Nosso problema é absurda! A Nossa qualidade de vida vai piorar, ainda mais, aquando do começo das aulas.

É com este texto e com o registo em anexo, que manifesto a minha indignação pelo facto de ao tentarem resolver um problema acabaram por criar outros tão prejudiciais como o primeiro. Para concluir, gostaria que V. Exas. disponibilizassem-me o nome dos autores dos estudos ou documentação técnica em que foi baseada a Vossa decisão.

Sem outro assunto, os melhores cumprimentos,

Vítor Santos



Avenida Fernando Valle, 07-09-2009, 20:00

____
Nota: e-mail enviado por Vítor Santos para o Gabinete da Presidência e o Gabinete do Vereador Gabriel Oliveira, com o conhecimento do Gabinete de Vereadores do PSD, Gabinete de Vereadores do PCP, Junta de Freguesia de São Brás, Junta de Freguesia da Mina, Jornal da Região e do nosso blogue

Urbanizador do loteamento

Moinho de Vila Chã
Actividades Imobiliárias, Lda.

Rua 1º de Maio, nº 41-B, Escritório A
2700-677 Amadora

NIF: 500 544 085

Telefone: 214 929 060
Fax: 214 929 069

domingo, 6 de setembro de 2009

CRIL: último troço abre ao tráfego a «conta-gotas»

O Nó de Pina Manique, no cruzamento do IC.19, abre ao tráfego no próximo dia 7, segunda-feira, assinalando assim a conclusão do último troço da CRIL, que liga Buraca à Pontinha, divulga esta sexta-feira a Estradas de Portugal (EP).

A data marca o fim de um processo que demorou 13 anos a ser pensado e cujas obras foram repletas de protestos. Na Amadora, cerca de 200 moradores chegaram a bloquear as obras, no passado mês de Julho, queixando-se do ruído e do pó e alertando para o risco da empreitada decorrer a centímetros de um edifício.

O sublanço Buraca-Pontinha terá uma «abertura faseada ao tráfego, de acordo com o Plano de Execução da obra [...], por força de exigências de natureza técnica e da programação dos trabalhos», esclarece a EP em comunicado.

Assim, até ao final do mês entra em serviço o Nó das Portas de Benfica, com ligação à Avenida Elias Garcia (Amadora), e já em Outubro abrem as ligações entre os Nós de Alfornelos e Pontinha.

Também nesse mês «serão abertas as ligações da antiga Estrada da Correia, parcial do Nó de Benfica e a ligação desta à Avenida Condes Carnide, em Lisboa, assim como as ligações e os Nós de Pedralvas e Portas de Benfica, na Amadora», lê-se no mesmo comunicado.

A restante ligação da antiga Estrada da Correia e a conclusão do Nó de Benfica só estarão prontas em Dezembro.

No entanto, a conclusão das ligações só acontecerá em 2010 com a abertura do Túnel de Benfica, Nó da Damaia e o Troço final do IC.16.

_____
Fonte: IOL, 04-09-2009

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

As crianças são as nossas Estrelas

Numa urbanização onde residem maioritariamente jovens casais nasceu, na última segunda-feira, um novo infantário (Jardim de Infância Estrelas de Luz) no lote 30 da Avenida Fernando Valle. Este nobre espaço está aberto de segunda a sexta-feira, com um horário provisório, das 08:00 às 18:00.


As paredes têm desenhos que contam histórias para fazer sonhar a pequenada...