Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

domingo, 31 de maio de 2009

Comissão Instaladora da Associação de Moradores da Urbanização Casal de Vila Chã

Bom dia!

Tomei a liberdade de compilar os passos essenciais que devem ser dados para a constituição da Associação de Moradores da Urbanização Vila Chã.

1. Convocação informal de uma reunião de Moradores para nomeação de uma Comissão Instaladora, comissão esta que se encarregue das formalidades que se seguem:

(Normalmente as escolas, clubes ou outras entidades locais disponibilizam, sem encargos, uma sala.)

1.1. Redacção dos Estatutos;

1.2. Fixação do montante das “jóias” e “quotizações”;

(As despesas mais significativas são as fotocópias, expedição e portes das informações e circulares para todos os associados. No entanto, poderão ser reduzidos os custos através do recurso ao e-mail. As outras despesas, como por exemplo, almoços, visitas de estudo, etc, poderão ser pagas à parte pelos interessados, quando da sua realização.)

1.3. Escolha da Sede Social provisória (poderá ser a residência de um associado).


Com a "Associação na hora" passa a ser possível constituir uma associação num único balcão e de forma imediata.

Já não é necessário obter, previamente, o certificado de admissibilidade da firma, junto do Registo Nacional de Pessoas Colectivas.

Deixa de ser necessário:

. celebrar uma escritura pública;
. o envio físico dessa escritura ao Ministério Público;
. o seu depósito no Governo Civil;
. as publicações no Diário da República.

Entregam imediatamente:

. o cartão definitivo de pessoa colectiva e é-lhes comunicado o número de identificação da segurança Social;
. a certidão do acto constitutivo da associação e os respectivos estatutos;
. o acto constitutivo e os estatutos são publicados de imediato no sítio www.mj.gov.pt/publicacoes, de acesso público e gratuito.
. é ainda atribuído registo de domínio na Internet ".pt" à associação. Esta funcionalidade é assegurada pela Fundação para a Computação Cientifica Nacional e é gratuita durante o primeiro ano de vida da associação.


2. Após a constituição da Associação, a Direcção nomeada deverá providenciar a abertura de uma conta bancária.

Para qualquer destes actos, é necessário o cartão de pessoa colectiva e uma cópia da acta da reunião da Direcção, delegando poderes de assinatura a um ou mais dos seus membros.

As referências respectivas, isto é, nº da conta (para depósito de jóias e quotizações) devem ser comunicados, por carta-circular, a todos os associados.


Cumprimentos


____
Nota: e-mail enviado por Paula Relvas


Mais informações em Pró-Comissão de Moradores

6 comentários:

Anónimo disse...

boa noite a todos.
costumo visitar este blog, quero apenas dizer aos administradores do mesmo, que têm feito um excelente trabalho, nao entendi foi o porquê da remoção de alguns posts, sobre alguns assuntos da urbanização, todos temos de enfrentar criticas no nosso dia a dia, e os ditos posts não ofendiam ninguem, apenas alertavam para coisas, que no meu entender podem e devem ser corrigidas.
continuação de um excelente trabalho!

fiateo

Vila Chã disse...

Caro "fiateo",

Obrigado pelas suas palavras, no entanto quero esclarecer que este blogue nunca removeu um post (tópico) algum, o mesmo não aconteceu com comentrários desapropriados de leitores. Agradeço que me indique qual o assunto do post que procura para tentar ajudar a encontrá-lo.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

caro vila chã;
quero apenas emendar a minha gafe,e peço desculpa pela mesma, quando me referi a posts realmente estava equivocada, eu refiro me a comentários deixados pelos leitores,acerca de serviços prestados na urbanização.se eram desapropriados, porquê po-los visiveis, para depois retira-los?
continuação de bom trabalho

cumprimentos fiateo

Vila Chã disse...

Caro "fiateo",

Realmente o que refere pode acontecer, porque infelizmente os comentários têm que ser moderados e nem sempre tenho o tempo necessário para fazer a moderação que desejo, visto que o meu envolvimento no blogue é apenas voluntário. Mais tarde, depois de detectar algo que não está de acordo com as regras do blogue, sou obrigado a limpar algum comentário.

Este blogue baseia-se em princípios democráticos, não há censura, há moderação.

Cumprimentos.

LA disse...

A fronteira entre moderação e censura é muito tenue...
cpts

Vila Chã disse...

Caros,

Convido-vos a voltar ao assunto do tópico e comentar o e-mail da Paula Relvas, assim como a iniciativa do "PCC".

Cumprimentos.